quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cisto de Naboth

Olá meninas! 

Como andam as coisas por ai? 

Os resultados dos exames ficaram prontos! Graças a Deus!Já não aguentava mais de curiosidade e ansiedade. O que me chamou mesmo a atenção foi um tal de cisto de naboth, que apareceu por aqui,logo corri para o google e vi que não é algo grave, não impede a gravidez, isso me acalmou um pouco. 

Cisto de Naboth, o que é???? 

O cisto de Naboth é um pequeno nódulo que se forma na superfície do colo do útero devido ao acumulo de muco liberado pelas glândulas de Naboth que estão no colo do útero.
Estes cistos se formam quando as glândulas produtoras de muco são cobertas por um tipo de célula semelhante as da pele, obstruindo a passagem do muco. Quando isto acontece, o muco fica acumulado no interior do útero dando origem ao cisto arredondado à superfície do colo do útero, que pode ser observado no exame ginecológico.
Os cistos de Naboth são bastante comuns nas mulheres em idade reprodutiva, especialmente naquelas que já tiveram filhos e não significam que a mulher esteja com câncer de útero ou câncer de colo de útero. Além disso, não existe nenhuma relação entre os cistos de Naboth e a gravidez, estes cistos não causam infertilidade, nem prejudicam a fertilização ou a gestação. 
Durante as pesquisas que fiz, vi que podem aparecer se no útero estiver com alguma infecção, que no caso,desconfio que eu esteja, pelos resultados obtidos. 
     Resultado da ultrassonografia transvaginal 
  • Útero em ante-verso-flexão,de volume normal,medindo 49x36x44mm,nos seus eixos longitudinal,antero-posterior e transverso,apresentando ecotextura homogênea.
  •  
  • OBSERVA-SE EM LÁBIO DO COLO UM CISTO DE NABOTH,MEDINDO 5,8 MM.
  •  
  • Endométrio centrado,medindo 2,7 mm 

  • Colo uterino de ecotextura preservada

  • Ovários tópicos,de volume normal,apresentando em seu interior diversas pequenas imagens aneicóicas,sugestivas de microcistos/policísticos. 

  • Ovário direito medindo 30x28x19 mm e ovário esquerdo 33x24x16 


  • Presença de líquido livre em fundo de saco posterior,sugestivo de patologia inflamatória.  


Fazendo uma breve análise antes de passar pela GO,dá para ver que o cisto tem um pouco mais de meio centímetro,não sei se ta grande ou pequeno. Os microcistos que nunca haviam aparecido em nenhuma ultrassom,resolveram dar as caras por aqui. Agora, é tratar disso,não tem jeito.Quanto aos ovários não sei se estão normais, e esse líquido que aparece aí, com certeza é uma inflamação,já que estou com corrimento. Mas quando fui comparar com a ultrassom de 2014,percebi que também tinha dado fundo de saco com líquido. Será que isso está lá desde 2014??????? 
Para não alongar muito, depois volto e conto o que deu os outros exames que endocrinologista me passou, e a ressonância da pelve que farei amanhã.

Beeeijos!

3 comentários:

  1. quando fiz a minha ecografia também acusou um Cisto de Naboth com 12mm e fina lamina liquida no fundo de saco de douglas. Segundo o meu medico este tipo de cisto não é nada de grave, não causa dificuldades para engravidar nem atrapalha a gravidez, quando à fina lamina liquida no fundo de saco de douglas disse-me que podia ser uma infecção, perguntou-me se tinha corrimento, ardor, comichão ao que respondi negativamente a tudo então ele disse-me para não me preocupar, que na altura em que fiz a ecografia (em Março) poderia estar com uma infecçãozinha que o corpo curou por ele próprio.

    Fico a torcer para que corra tudo bem e que recebas boas noticias do medico.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi conheci seu blog através de blogs amigos, estou te seguindo!Bjs

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir